I MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO DA DIOCESE DE ITAGUAÍ
Tema: "Comunicação a Serviço da Vida"

A Pastoral da Comunicação da Diocese de Itaguaí, com o apoio da Pascom do Regional Leste 1, realizou nos dias 26 e 27 de março, o I Mutirão Diocesano de Comunicação. O evento aconteceu no Convento do Carmo em Angra dos Reis e contou com a participação de representantes e agentes de pastorais das paróquias da Diocese.

No dia 26, reservado para o clero, diáconos e seminaristas, teve como palestrante o padre Leandro Freire, Assessor da Pascom Regional Leste 1, e as professoras da PUC-Rio, Alessandra Cruz e Ligia Rizzo. Dom José Ubiratan também participou e manifestou o seu apoio, ressaltando: “...para realizar este trabalho é necessário vontade, conhecimento técnico e investimento...”

No dia 27, para os leigos, a Coordenadora diocesana da Pascom, Dalizania Mello e as professoras PUC conduziram os trabalhos, convidando a todos a refletirem sobre os desafios permanentes da pastoral, a importância dos meios de comunicação, a tecnologia e os recursos modernos, incentivando as lideranças de pastorais e movimentos a utilizar em seus trabalhos, rádio, jornal, internet, celular entre outros instrumentos para evangelização. Destacaram o avanço das redes sociais e a informação em tempo real, “Quem acha interessante, reproduz a informação”. Foi também motivado a participação dos agentes no 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação que acontecerá no Rio de Janeiro, em julho. Houve interação entre os participantes que falaram sobre a realidade de suas paróquias com suas experiências e dificuldades e, aquelas que ainda não tem, expressaram o desejo de implantar a Pascom, que é uma pastoral integradora, e realizar esse trabalho que se destaca cada vez mais na igreja de hoje.