LEVANTAMENTO MASTRO FESTA SANTA RITA

A Igreja de Santa Rita, que abriga o Museu de Arte Sacra (MAS), foi reaberta após sete anos de reformas. No dia 13 de junho, após missa solene na Igreja Matriz e procissão de transladação da imagem de Santa Rita, a Igreja em homenagem à santa foi oficialmente entregue à população, que poderá comemorar no santuário a festa deste ano dedicada à santa. A tradicional imagem de Santa Rita, que ficou na Igreja Matriz durante a reforma, foi levada à igreja juntamente com a imagem de Santo Antônio (comemorava-se também o dia do santo), onde foi recebida com fogos, chuva de papeis e pétalas de rosas, além de muitas palmas. Antes da entrada das imagens, o Mastro da Festa de Santa Rita, que este ano ocorre entre 10 e 19 de julho, foi erguido em frente da igreja, no Largo de Santa Rita. As comemorações contaram com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carlos Roberto Brandão, do prefeito de Paraty, Carlos José Gama Miranda, e do diretor do museu, Júlio César Dantas. Os presentes fora recebidos com apresentações da Banda Santa Cecília e do Coral da Universidade do Rio de Janeiro (Unirio).

A reforma da igreja-museu incluiu novo projeto de iluminação, recuperação da estrutura do telhado e da rede elétrica, restauração de parte dos objetos litúrgicos, pintura da fachada e do interior e descupinização dos retábulos. Administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão vinculado ao Ministério da Cultura (MinC), o museu reúne um diversificado e precioso acervo com importantes relíquias histórico-religiosas da região. As obras do MAS fazem parte do processo de requalificação do conjunto arquitetônico de Santa Rita, iniciado em 2006. Estão sendo investidos no projeto mais de R$ 2,5 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), do Ibram e de mecenato via Lei Rouanet, por meio das empresas Caixa, Petrobras, Mango Tree Foundation e Expomus.

Texto: Marcelo de Valécio

13/06/15 - MISSA EM HONRA A SANTO ANTÔNIO, LEVANTAMENTO DO MASTRO DA FESTA DE SANTA RITA E SOLENIDADE DE REABERTURA DA IGREJA - FOTOS PASCOM: MILTON NETTO, ELIANE GUIMARÃES E COLABORAÇÃO DE ANTÔNIO CARLOS MARQUES