CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

Campanha da Fraternidade Ecumênica

“Casa Comum, Nossa Responsabilidade” é o tema da Campanha da Fraternidade 2016, escolhido pelo Conselho Nacional das Igrejas Cristãs e que foi divulgado pela Diocese de Itaguaí no último sábado, 30 de janeiro, na Igreja do Carmo.  Cerca de 130 pessoas marcaram presenças entre fiéis, lideranças religiosas, e o bispo José Ubiratan Lopes.

A abertura do evento teve início às 9h, com oração da CF conduzida pelo Pe.  Adenilto  Godoy, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Balneário. Em seguida, Pe. Mauro , da Paróquia São José Operário de Mambucaba  apresentou o texto base da CF, e revelou que mais de 100 milhões de pessoas no País ainda não possuem coleta de lixo adequada e que apenas 39% dos esgotos são tratados. “Muitas pessoas usam banheiro a céu aberto”, afirmou o sacerdote.

Ainda durante o encontro, o representante da CNEN, destacou a situação da Usina Nuclear em Angra dos Reis e a importância do rejeito radioativo.  Insatisfeito com o discurso da empresa para a Campanha da Fraternidade no que diz respeito ao meio ambiente, o vereador Eduardo Godinho, desabafou:  “Essa Usina já é um crime contra a natureza, e ainda tem uma grande dívida social e econômica com o município”.

Para finalizar, Dom Ubiratan disse que a intenção da Campanha da Fraternidade é denunciar o descaso do poder público em relação aos investimentos para o saneamento básico e de outras necessidades para a preservação do meio ambiente. Em seguida, o bispo e demais sacerdotes deram as bênçãos ao povo de fé, que esteve reunido naquela manhã, na Igreja do Carmo.

Vale lembrar que o lema da Campanha da Fraternidade esse ano é : “Quero ver o direito brotar como fonte  e correr a justiça qual riacho que não seca. Rm 5,24 texto Dalizania Mello PASCOM ANGRA - Fotos: Rafael L Credes PASCOM PARATY