MISSA DE ANIVERSÁRIO DE PARATY

Nossa cidade completou mais um aniversário e, como não poderia deixar de ser, o povo e seus representantes se reuniram na igreja Matriz para agradecer a Nossa Senhora dos Remédios sua materna proteção. A missa em ação de graças pelos 349 anos de emancipação politico- administrativa de Paraty foi realizada no domingo, dia 28, seguida da tradicional distribuição do bolo de aniversårio na praça. Presidida por padre Luis Carlos Zotesso, abordou a temática da Campanha da Fraternidade Ecumênica para esta quaresma, sobre o saneamento básico, vital para toda humanidade. Durante a inspirada homilia, padre Luis referiu-se a importância da participação de cada um para tornar nosso planeta mais habitável.
A liturgia e animação esteve com o TLC (Treinamento de Liderança Cristã), que aproveitou o dia comemorativo para também homenagear padre Roberto Carlos Pereira pelos 15 anos à frente da paróquia, completados em fevereiro. Nem a ausência do pároco, impedido de estar ali por outros compromissos, conteve a emoção do momento. Daniel de Castro falou em nome de todos do TLC e confiou ao padre Luis um painel a ser entregue ao aniversariante. Estas foram suas palavras:
"Presidente da Celebração, Padre Luis Carlos Zotesso, hoje é um um momento especial, pois lembramo-nos do dia 10 de fevereiro de 2001. Naquela data chegava a nossa velha cidade um sujeito simples no trato e no ser. Aqui chegava mais do que um evangelizador, mais do que um administrador paroquial, chegava a Paraty uma figura humana ímpar. Padre Luis, sabemos que compromissos das mais diversas matizes fizeram com que o pároco hoje aqui não pudesse estar. Talvez não seja hoje o dia mais adequado para homenagens, talvez não seja este movimento, o TLC, o maior representante dentre pastorais e movimentos desta comunidade, talvez sequer este comentarista seja a pessoa mais indicada para fazer este registro histórico. Mas prestamos uma homenagem ao paróco, padre Roberto Carlos Pereira pelos seus 15 anos, uma década e meia, de serviços prestados à nossa Igreja . Com humildade, os jovens de 20,30,40 e 90 anos presentes aqui estiveram nesta noite, presentes e de pé, encaminhando pelas mãos da Roberta e Gelria e Roberta, integrantes do G8 do TLC, um presente ao padre Roberto. Assim, peço que o senhor encaminhe este nosso painel e transmita que esta é apenas uma lembrança nossa a ele, mas o verdadeiro presente somos nós paratienses natos e de coração que recebemos dele, a sua acolhida, os seus braços abertos, o seu amor incondicional e sua fé - inabalável. Parabéns!"

Fotos PASCOM: Elcio Gonçalves e Eliane Guimarães