Galeria de fotografias

Tapetes de Corpus Christi em Paraty

Oriunda de Portugal, a tradição de confeccionar tapetes no dia de Corpus Christi se espalhou pelo Brasil a partir do período colonial. Atualmente, várias cidades têm na prática uma manifestação da devoção católica. Em Paraty, essa herança é praticada há muito tempo.

A comunidade se reúne para a confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais e símbolos da fé sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Os desenhos mais comuns fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.

Como tudo na pandemia, também essa tradição teve que ser reinventada. Com as restrições da quarentena, neste ano os tapetes serão colocados dentro da igreja Matriz. Sua produção está sendo feita nas casas dos fiéis, como pode ser conferido nas fotos. Depois de produzidos, serão montados na igreja.

Nossa comunhão com o Senhor e com cada membro do corpo da igreja, a Eucaristia é celebrada com alegria e devoção em nossa cidade.

Texto de Marcelo de Valécio
Fotos enviadas por Fiéis