DUD 2023 - POR UMA DIOCESE UNIDA E PARTICIPATIVA

Participar do DUD - Dia da Unidade Diocesana - é sempre muito convidativo, mas esse ano o chamado ganhou um apelo maior, porque contamos com um novo bispo, recém chegado à diocese. Ocasião para conhecer Dom Paulo Celso não poderia ser melhor, encontrando-o entre os padres e leigos que integram as paróquias de Itaguaí a Paraty. Ali, na paróquia Cristo Rei, em Nova Angra, todos juntos puderam dizer sim, que unidos a um mesmo pastor somos um só, como assim quer Jesus Cristo.

A festa da unidade mostrou ser também a festa da acolhida, não só pela alegria e animação do bispo com seus padres mas pela forma como todos foram recebidos na paróquia Cristo Rei. Em cada detalhe revelava-se o carinho e cuidado com que foi tratado o evento, sob a orientação do pároco, padre Cícero.

A festa da Unidade dividiu-se entre três momentos: foi aberta com Louvor seguido de Adoração ao Santíssimo. Dom Paulo encarregou-se da segunda parte apresentando o que é indispensável para formar a diocese e toda a sociedade: comunicação, trabalho, serviço, amor, diálogo, oração, paz, justiça, cultura etc... Finalizou com o seu papel nesse cenário: missão. Quando declarou "não existe diocese mais bonita do que a nossa", arrancou aplausos! Temos, sim, um bispo entusiasmado que envolve a todos e se alegra com seu rebanho.

Durante a missa, ponto alto da tarde, o povo reunido foi convidado a olhar nos olhos uns dos outros para confirmar essa unidade e pertença a Deus. Um momento sublime. Seguiram-se outros outros, até o momento final, com a entrada do ícone de Nossa Senhora da Visitação, que estará percorrendo toda a diocese. Foi entregue aos padres Roberto, Jairo e Milton de Paraty para sair peregrinando até Itaguaí.

Dom Paulo garantiu que nunca esquecerá desse primeiro DUD, por mais que venham outros, pelos anos afora. E cabe a nós, povo leigo e fiel, a tarefa de tornar inesquecível esse Dia da Unidade realizado na paróquia Cristo Rei em Angra dos Reis.

FOTOS  E TEXTO PASCOM: Mara Bernardes