HOMENAGEANDO DOM VITAL

Para marcar os 10 anos da páscoa do seu primeiro bispo, a diocese de Itaguaí preparou uma série de eventos que tem início neste domingo, do Bom Pastor. Exatamente neste dia, em 21 de abril de 1980, Dom Vital Geraldo Wilderinck foi nomeado bispo de Itaguaí, função que exerceu até tornar-se bispo emérito, em 1998, A data será marcada com missa na Catedral São Francisco Xavier, presidida pelo bispo emérito de Barra do Piraí, dom Francisco Biansin, e trará depoimentos de sobrinhos de Dom Vital. A continuidade das homenagens será em junho, de 08 a 11. A vida do holandês nascido em Devender que chegou ao Brasil aos 18 anos será retratada por padres, bispos, membros da Ordem do Carmo, familiares e ressoará viva no coração de todos que o conheceram e com ele conviveram. Exposição de fotos, mesa redonda e apresentação de cantos para crianças, além de missa no Eremitério Fonte de Elias em Lídice, onde ele passou seus últimos anos, constam da programação que recorda sua trajetória. O encerramento será dia 11/06, data dos 10 anos de seu falecimento. A morte de Dom Vital foi em 11 de junho de 2014, aos 82 anos, por acidente de carro, quando retornava ao Eremitério Fonte de Elias, mas montanhas de Lídice. Ao longo de sua caminhada, Dom Vital viveu segundo o lema de sua Ordenação Episcopal, "Testemunhar o Evangelho da Graça de Deus". Iniciou os estudos em Devender, onde nasceu. Estudou filosofia em São Paulo e Teologia em Roma, tornando-se doutor em Teologia. Ordenado presbítero em 1957 em Roma, foi nomeado bispo em 1978. Seu projeto de dedicar-se a vida de eremita foi adiado com a indicação à nova Diocese de Itaguaí. Substituído pelo Bispo Dom José Ubiratan Lopes em 1998, ao tornar-se emérito pôde então dedicar-se a vida contemplativa. "Ninguém abraça a vida eremítica para fazer alguma coisa, nem para adquirir alguma coisa, mas para ser. É o início e o fim da caminhada porque o ser humano vem de Deus e volta para Deus" - disse ele num de seus escritos. Confira abaixo a programação.

TEXTO PASCOM: Mara Bernardes