MISSAS DE POSSE DOS NOVOS PÁROCOS, PE. LUIS CARLOS ZOTESSO E PE. ROBERTO CARLOS PEREIRA

02/02/2024

Um novo pároco na Igreja Matriz

Na última quarta-feira, na presença de padres da Diocese de Itaguaí e Petrópolis, autoridades e convidados, o povo de Paraty recebeu das mãos do bispo Dom Paulo Celso um novo pároco, substituindo padre Roberto que segue para uma nova missão. Depois de 23 anos, a Igreja Matriz vivencia esse momento tão raro, experimentando de forma especial também pelo bispo. "É a primeira posse que realizo dentro da Diocese e por isso será inesquecível" - disse ele.

E foi assim que no dia 31 de janeiro deste 2024, padre Luis assumiu a paróquia Nossa Senhora dos Remédios, recebendo todos os símbolos que o tornam sacerdote e administrador desta grande paróquia: Evangeliário, chaves da igreja e sacrário, água batismal e estola roxa. Na hora de falar, com alegria, lembrou o santo do dia, São João Bosco, agradecendo por tudo: "Minha vida é um presente de Deus e o que faço dela um presente a Deus".

Paraty e Balneário, uma via pequena

"É preciso mudar muito para permanecer sempre o mesmo". A frase de Dom Helder Câmara dita pelo bispo Dom Paulo Celso nas duas cerimônias de posse realizadas nos últimos dias caiu como semente a ser germinada em todo os corações. Mudar para se manter fiel...Ao doarem seu sim às mudanças, nem sempre tão simples e fáceis, padre Roberto e padre Luis reencontram sua verdadeira identidade, tal qual foi criada por Deus. Merecem nosso carinho, respeito, acolhida e aplausos. E foram aplaudidos!!!

Padre Luis acertou em querer voltar à casa que nunca deixou de ser sua. Os anos passados na paróquia de Paraty rendem frutos até hoje. Aqui foi ordenado diácono e padre, criou vínculos e fez amigos para sempre. Como disse no seu discurso de posse, vem como pai, irmão, filho, amigo e cristão. E como será bom poder contar com tão larga generosidade...Os cinco anos passados na paróquia Nossa Senhora Aparecida no Balneário firmaram seus passos - "me tornaram padre" disse agradecendo aos paroquianos que estavam presentes na cerimônia.

Nem bem a posse em Paraty era encerrada, outra ia sendo organizada em Angra dos Reis. Foi na noite seguinte, 01 de fevereiro, que repetiu-se o mesmo cerimonial tendo no centro o bispo e desta vez padre Roberto. Foi como ver o mesmo filme em novo cenário com novos atores! E lá se foi o povo de Paraty lotando ônibus, carros e vans, para testemunhar tão importante momento na vida do seu fiel amigo de 23 longos anos...

Deus juntou esses dois grandes padres para nos ensinar uma bela lição: devemos amar e servir com despojamento e liberdade. Como disse o bispo, não foi uma simples troca, mas uma perfeita união. A partir de agora somos um só povo, unidos do Balneário a Paraty em forte vínculo. O bispo elogiou o desapego do padre Roberto, que por sua vez agradeceu ao padre Luis a coragem em aceitar prontamente a troca das casas. "Deixo Paraty em boas mãos, lá o povo o conhece e gosta dele", elogiou. E até padre Gilberto cantou, dando boas vindas ao padre em Angra, um lugar onde quem vai tem sempre que voltar. Ahhhh, mas em Paraty também é assim...E tudo terminou com a Ave Maria, como é cantada na roça. Nossa Senhora acolhe a todos, a dos Remédios, a Aparecida...ou simplesmente Maria!

TEXTO: Mara Bernardes

FOTOS colaboração Thiago Padilha