NOVO TESTAMENTO

Como se escreveu

Como se formou o Novo Testamento?

Existem poucos testemunhos direitos dos primeiros anos, mas sabemos bem como o novo testamento veio assumir a sua forma atual. As primeiras assembléias cristãs provavelmente seguiam a prática das sinagogas judaicas e liam regularmente trechos do     Antigo Testamento. Como adoravam Jesus Cristo, era natural que acrescentassem a narração de alguma parte da sua vida e dos seus ensinamentos.

No começo, com toda a probabilidade, isso era feito sob a forma de narração de primeira mão de alguém que tinha conhecido pessoalmente a Jesus. Depois, quando as comunidades começaram a multiplicar-se, e à medida que iam morrendo as testemunhas oculares, tornou-se necessário escrever estas histórias que são conhecidas como os Evangelhos.
        Além disso, os apóstolos e outros líderes tinham no escrito certo número de cartas a várias comunidades e indivíduos. Como estas continuamente continham orientações gerais sobre a vida e a fé cristã, não tardou a ser reconhecida a sua utilidade para toda a igreja. O livro dos Atos dos Apóstolos foi aceito, porque continuava a história do evangelho de Lucas e continha a única narração completa do início do cristianismo.

Se sabe que entorno ao ano 200 d.C. a Igreja usava oficialmente os quatro evangelhos e não outros, embora circulassem lendas fantasiosas sobre Jesus escritos de outros líderes cristãos que sucederam aos apóstolos (os chamados Apócrifos). A grande tradição da igreja aceitou claramente só os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João como autoridade sobre a vida e os ensinamentos de Jesus. Por aquela época também as cartas de Paulo já tinham aceitação geral, como escritos que tinham importância igual à dos evangelhos.

Outros livros neotestaméntarios só foram universalmente aceitos mais tarde. O Apocalipse, por exemplo, certamente era lido no século II, mas só alcançou plena circulação no fim do século III. A carta aos Hebreus era lida pelos fins do século I, mas levou muito tempo para ser aceita nas comunidades ocidentais. Seu reconhecimento na igreja ocidental demorou até o século IV, em parte porque se duvidava que tivesse sido escrita por Paulo e assim com outras cartas como 2° . Pedro, 2° e 3°. João, Tiago e Judas levaram bastante tempo para serem aceitas pela igreja como Escritura Sagrada.

Está claro que nenhum concílio eclesiástico decidiu arbitrariamente que certos livros compunham o Novo Testamento. Ao contrário, no decorrer de certos escritos tinham autoridade clara e legal e conseqüentemente eram úteis e necessários para o seu crescimento.