PÁGINA DOS COROINHAS

 

 

PALAVRAS  MÁGICAS

         

          Por favor, com licença e obrigado são palavras mágicas! Não porque tenham algum poder sobrenatural, mas por serem sinônimos de boa educação, boas maneiras. Sentar-se adequadamente, comer de boca fechada e não gritar sem necessidade também são atos de pessoas bem educadas. Não é à toa que os pais sempre pedem aos filhos que sejam educados. Tratar o próximo com respeito é o mínimo que podemos fazer para viver em harmonia. O bom relacionamento entre as pessoas garante uma vida muito melhor, pois desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, dependemos de outras pessoas para realizar as tarefas mais simples do dia-a-dia, como tmar um xícara de leite. Até que o leite chegue à nossa mesa ele passa por muitas pessoas: uma que tira o leite da vaca, outra que o esteriliza, depois a que embala, até chegar ao supermercado. Por isso, devemos respeito a todos, ninguém é capaz de viver sozinho. Ser bem tratado é reflexo de como tratamos os outros.

          São também exemplos de boas maneiras: ajudar quem precisa, dar atenção aos idosos, tratar todos da mesma forma, independente das diferenças sociais ou raciais. Tudo isso parece muito chato, mas não é, não. Quando você demonstra respeito ao próximo por meio de seus gestos, suas palavras e seu modo de agir, as pessoas entendem que devem trata-lo do mesmo modo e assim todos se relacionam em harmonia. Ninguém precisa ser artificial ao lidar com as outras pessoas. O que precisa é sempre se lembrar de um gesto muito importante: o respeito.

 

  Exemplos de como uma pessoa educada se porta:

 

. Não come de boca aberta.

. Não se senta com as pernas abertas.

. Tem sempre na ponta da língua as palavras: com licença, por favor, desculpe e obrigada.

. Atende ao telefone sem gritar com a pessoa.

. Não deixa o celular ligado em igrejas, restaurantes, hospitais, cinemas e teatros.

. Não fala alto em cinemas e teatros.

. Respeita os mais velhos.

. Não fala palavrões.

. Não interrompe conversas.

          Mas, se você acha que boas maneiras têm a ver só com a maneira de ser portar, ou, como as pessoas dizem, a “etiqueta”, está muito enganado. A higiene pessoal é também uma forma de se valorizar e criar um aspecto limpo, isso favorece a conquista de novas amizades e o convívio com as pessoas. A higiene acaba afastando doenças. Na sujeira estão escondidos os micróbios, microorganismos causadores de diversas doenças. Eles são nossos maiores inimigos, mas muitos podem ser facilmente eliminados com a limpeza correta do corpo. Os micróbios, que podem surgir sob a forma de vírus, bactérias, protozoários e fungos, não suportam um sabão cheiroso! Mas, cuidado! Estes microorganismos também podem se esconder nos alimentos e na água, por isso a importância de lavar bem os alimentos e só tomar água filtrada ou fervida.

 

fonte: Revista Família Cristã

gifs animadas: páginas da internet

 

voltar