Dia das Mães

 

MENSAGEM - MULHER QUE VAI À LUTA 

 

ORAÇÃO PELAS MÃES  

 

VOLTAR CONTOS E POESIAS POPULARES  

         

          Ninguém pode negar o valor do papel materno, a partir do momento em que todos somos filhos de alguém. Desde a Pré-história que se celebra a "Grande-Mãe", símbolo da fertilidade. Os antigos gregos, por exemplo, alguns séculos antes do nascimento de Cristo, dedicavam às suas mães um dia do ano, com uma festa para a deusa Rea, mãe de todos os deuses.

          No início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Era nesse dia que as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães.

          Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data foram em 1872 por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país.  Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadélfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães porque ela entrou em profunda depressão devido ao falecimento de sua mãe. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães. E em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Wilson: dia 9 de maio.

          No Brasil, o Dia das Mães é celebrado no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas.

           Durante a infância e desenvolvimento, a criança vê em sua mãe um ponto de referência, encontrando nela proteção, amor, ajuda, amizade e compreensão. E as mães se alternam entre os cuidados e educação dos filhos e carreira profissional, entre a família e a casa, e raramente recebem um agradecimento. A palavra "mama" é, senão a primeira, uma das primeiras palavras pronunciadas por uma criança e evoca um senso de segurança e carinho.

 

O dia das mães no mundo


Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Dinamarca, EUA, Finlândia, Itália, Japão, Turquia e outros: 2º domingo de maio
África do Sul: 1º domingo de maio
Argentina: 2º domingo de outubro
Espanha e Portugal: 8 de dezembro, dia em que se homenageia a Virgem Maria
França e Suécia: último domingo de maio
Índia: início de outubro
Iugoslávia: 2 semanas antes do Natal
Líbano: 1º dia da primavera
Noruega: 2º domingo de fevereiro

 


Nossa Homenagem

 

 

 

         Quase todas as pessoas quando pensam em "mãe" experimentam um sentimento doce e terno que invade a alma. Basta abrirmos os olhos para encontrarmos histórias de amor materno. Então não só nesse dia mas durante todo o ano lembre-se sempre do grande amor e de toda a dedicação que a sua mãe teve por você durante toda a sua vida. 

          Reconhecimento, atenção, carinho e muito amor é o que a sua mãe mais precisa nessa data.

         

                                                Feliz Dia das Mães!

         

 

       Fonte e figuras:Páginas da Internet

 

MENSAGEM - MULHER QUE VAI À LUTA  

 

ORAÇÃO PELAS MÃES  

 

VOLTAR CONTOS E POESIAS POPULARES