Igreja Nossa Senhora das Dores (Capelinha)

Hoje chamada de Capela das Dores ou Capelinha, foi construída em 1800 pelo Pe. Antonio Xavier da Silva Braga e algumas devotas. Foi a capela da moda no tempo do império, por ser a mais nova. Em 1901 foi quase totalmente reformada pelo Pe. João César Iera. A irmandade de Nossa Senhora das Dores foi criada no mesmo ano por provisão do Bispo de Petrópolis e só permitia a admissão de mulheres. Todas as Irmandades de Paraty foram extintas na década de 1960.

Os altares desta igreja são dedicados a   Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Piedade, cuja imagem encontra-se hoje no Museu de Arte Sacra e Senhor Bom Jesus.

Merecem especial atenção o rendilhado das sacadas internas e o cemitério, em estilo de columbário, que circunda o pátio interno. A torre desta igreja, como a da Santa Rita, tem sobre a cúpula um galo marcador da direção dos ventos.

No período 2007/2009 a igreja passou por restauração onde teve as suas características originais de policromia e douramento resgatadas. Clique no folder de divulgação ao lado.
Fotos antes da restauração:

Fotos da Igreja Restaurada
Interior da Igreja Altar-Mor de Nossa Sra. das Dores Altar de Nossa Senhora da Piedade Altar do Senhor Bom Jesus

A imagem do Senhor Bom Jesus passou por processo de restauração em 2012/2013 com apoio em forma de patrocínio da Eletronuclear.

A Empresa responsável pela restauração foi a ROSARIUM DE PARATY RESTAURAÇÃO com a fiscalização do IPHAN.

Fotos da imagem antes da restauração

Fotos da imagem restaurada: