Igreja Nossa Senhora da Conceição

Paraty Mirim

Esta igreja está construída junto à Praia do Paraty Mirim, sede do Segundo Distrito do Município, cerca de 15 km da cidade e foi edificada por Antônio da Silva, por provisão de 23 de fevereiro de 1720 e renovada com paredes de pedra e cal pelo Coronel Jorge Pedroso de Souza. Foi benta em 8 de dezembro de 1746.

É uma igreja simples, com um só altar, dedicado a Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem, em madeira, encontra-se no Museu de Arte Sacra de Paraty. Detalhe curioso é a não existência de torre e estar o sino assentado na parede lateral da igreja sob uma viga de pedra.

A freguesia de São João Batista do Mamanguá, criada em pela Lei n° 14, de 13 de abril de 1836, foi transferida para o Paraty Mirim, em 14 de outubro de 1853, quando a igreja, alfaias, terrenos destinados a cemitério, casa de escola e residência do pároco são compradas de Manoel José de Souza, proprietário daquela fazenda, pelo Governo imperial.

Recebe por orago Nossa Senhora da Conceição através do Decreto n° 717, de 21 de outubro de 1854, confirmado pela deliberação de 18 de Janeiro de 1855.