São Francisco de Assis

A Vida

Filho de um rico comerciante na cidade de Assis, Itália, o jovem Francisco recebeu uma educação esmerada.

Considerado cordial, alegre e competente nos negócios, o jovem era admirado pôr seus amigos, também filhos de ricos comerciantes da região.

Habilidoso com as palavras, sabia envolver os cliente a ponto de realizar ótimas vendas e obter lucros.

Pôr outro lado, como era de costume no seu meio, vivia na luxúria e na riqueza e na mesma medida que ganhava também gastava.

Tornou-se um líder da juventude de Assis.    Viveu entregue a pompa e ao orgulho, importando-se pouco com os problemas da vida.

Costumava vaguear com seus companheiros pela ruas da cidade até altas horas da madrugada, vivendo, assim, seus anos de mocidade de maneira despreocupada.

Uma vez, ocupado na loja de seu pai, despachou um mendigo com muita dureza, porém, logo em seguida, tomou consciência do que havia feito e propôs, daquele dia em diante, não negar jamais um pedido.

Possuía uma personalidade aventureira, o que lhe proporcionava gosto especial pela guerra, que eram muito comuns no século XIII.

E assim aos 17 anos, durante uma batalha entre Assis e Perugia, foi feito prisioneiro e permanecendo preso durante quase um ano.

Ao sair da prisão encontrava-se muito enfermo e enfraquecido.

Permaneceu durante um longo período em estado meditativo, o que o levou a revisar seus conceitos.

Algo havia mudado, Francisco havia mudado.

Restabelecido fisicamente, seu coração não se saciava mais com a antiga vida de fantasias e prazer.

A meditação passou a fazer parte de seu dia a dia.

No meio de toda essa transformação, ele se perguntava:

"O que poderá dar sentido a minha vida?

Um dia , rumo a caverna onde meditava, encontrou um leproso.

Tentou desviar, pois sempre teve forte repugnância pela enfermidade, porém não pode impedir seu encontro.

Naquele instante algo lhe ordenou que se controlasse, e deu ao leproso todo o dinheiro que possuía. beijando a sua mão.

Se sentiu totalmente livre da aversão que lhe a principio lhe ocorria.

Foi a primeira vitória sobre ele mesmo.

Em certa ocasião, entrou na igreja de São Damiano para rezar diante do crucifixo. Aprofundado na sua meditação, escutou um chamado:

"Francisco, como vê minha casa está em ruínas? Trata de reconstruir".

Ao ouvir, ele se assustou. Sabia que tratava de um mandamento de Cristo.

Naquele instante compreendeu que só poderia responder ao chamado.

A partir deste dia passou a ser um exemplo vivo de Jesus Cristo.

A princípio Francisco pensou que deveria reconstruir a igreja de São Damiano, pôr isso juntou pedras e começou o trabalho.

Levantando uma pedra, levantou os olhos e viu um amigo de sua juventude, que lhe abordou na tentativa de convencer a retornar a casa de seus pais, dizendo-lhe: "Francisco, estou aqui para te ajudar" e Francisco lhe respondeu:

"Houve um dia que eu acreditei em palavras. Se você que me ajudar, unisse aos outro, agache e carrega a primeira pedra".

Foi assim que São Francisco de Assis de desfez de tudo o que tinha, e abandonou os que os seres humanos mais veneram e se juntou aos pobres e leprosos com o fim de trabalhar para a obra de Deus.

ESCRITOS

ORAÇÃO