São Vicente de Paulo - 27/09

Nascido em 24 de abril de 1581, Vicente era natural de Pouli, aldeia da Gasconu, na França, e tinha cinco irmãos. Seus pais eram proprietários de uma pequena fazenda. Para proporcionar-lhe uma boa educação, o pai colocou-o sob os cuidados dos Frades Franciscanos, em Acqs, sendo seus estudos pagos por um advogado chamado Comet. Em 1595 foi para Toulouse, estudar teologia.

No ano de 1600, aos 19 anos, foi ordenado sacerdote, tendo recebido a tonsura e as ordens menores antes de deixar Acqs.

Em 1605 foi para Marselha a fim de receber um legado que um amigo lhe tinha deixado. Mais tarde, numa viagem de navio, foi atacado por piratas africanos, e os cristãos foram obrigados a se renderem. O capitão do navio foi esquartejado e os outros foram presos em cadeias.

Em Tunes, Vicente foi vendido como escravo a um pescador que, em seguida o revendeu para um médico. Em 1606 passou às mãos de um cristão renegado que viera de Nice. Nesta ocasião conseguiu fugir e, atravessando o Mediterrâneo em um pequeno barco, chegou são e salvo perto de Marselha.

Após breve estadia em Roma, Vicente foi para Paris, onde se tornou preceptor dos filhos de Emanuel de Gondy, Conde de Joingny. Em 1617, a Condessa o contratou para pregar na Igreja de Folleville. Ele aceitou o convite e perante as multidões que se formavam para se confessar, pediu ajuda aos jesuítas. Passou a freqüentar a nobreza, recebendo donativos, que eram empregados em sua obra missionária e assistencial. No mesmo ano, deixou a casa da Condessa e formou uma pequena comunidade na paróquia de Chatillon.

Em 1626 fundou a Congregação da Missão, cujo objetivo é dedicar-se ao serviço dos desamparados, como também à formação do clero e ao resgate dos fiéis afastados da religião. São Vicente estabeleceu muitas confrarias. Uma delas, juntamente com Santa Luísa de Marillac, a Congregação das Irmãs Vicentinas, se dedicou ao tratamento dos doentes, ficando conhecida pelo apostolado que ainda hoje exerce em hospitais, asilos, orfanatos, entre outros. Também estabeleceu a Congregação das Damas da Cruz, para a educação dos jovens. Assistiu o Rei Luis XIII no leito de morte e gozou da maior estima junto da rainha regente, que o nomeou membro do conselho do jovem rei e o consultava em todos os assuntos eclesiásticos, cargo que ele desempenhou por dez anos. Faleceu em 27 de setembro de 1660 e foi sepultado na igreja de São Lázaro, em Paris.

Oração – Deus, nosso Pai, a exemplo de São Vicente de Paulo ensinai-nos a não julgar as pessoas pelas aparências, pelo que vestem, pelo modo de falar ou pela sua capacidade intelectual. Nós vos pedimos, humildemente, que sejamos mensageiros da Boa Nova para os pobres, seguindo os passos de Jesus que passou fazendo o bem a todos, curando os enfermos, libertando os cativos e a todos anunciando o Reino da paz e da justiça, do perdão e da reconciliação.